Um total de 144 profissionais confirmou participação no programa Mais Médicos para o estado da Bahia em 63 municípios dos 417 que compõem o estado. Do número de médicos, 103 são formados no país, e 41 têm registro profissional estrangeiro. Salvador receberá quase um terço dos profissionais, com 49 médicos; 32 deles formados no Brasil; e 15, no exterior. Segundo o Ministério da Saúde, 49 municípios em regiões de extrema pobreza vão ser contemplados.
Filadélfia está na lista das cidades contempladas. Foi necessário uma ação rápida e eficiente por parte do governo municipal para que o município fosse aceito. Muitas cidades por falta de agilidade e profissionalismo não foram premiadas com esse programa.
O número de vagas preenchidas equivale a 10% da demanda dos municípios baianos, que solicitaram 1.382 médicos para a atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS).
O ministério ainda informou que, dos 1.618 médicos confirmados em todos os estados do Brasil na primeira seleção do programa, 1.096 já atuam no país, 358 são estrangeiros e 164 são brasileiros graduados no exterior. A pasta espera que cerca de 6,5 milhões de usuários do SUS sejam beneficiados. O Nordeste teve a maior cobertura de profissionais do programa, com 261 cidades com médicos já confirmados. Depois, vêm as regiões Sul (103), Sudeste (101), Norte (78) e Centro-Oeste (36). Dos 18 distritos indígenas que receberão médicos, 15 estão no Norte, um no Nordeste e dois no Centro-Oeste.
Fonte: Portal de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário